O porque

Porque todos tem uma historias, todos tiveram lagrimas para chorar, todos tem sonhos para contar.

Maracadores


segunda-feira, 7 de março de 2011

Os jumentos na Bíblia
A muito tempo ouço que o jumento é um animal sagrado. De acordo com os mais antigos ele recebeu este titulo porque foi “escolhido” dentre os animais para levar Cristo em sua entrada em Jerusalém.

Em todas as Escrituras Sagradas a palavra jumento aparece 105 vezes,e jumenta 33, sendo que os mais conhecidos, parece cômico, mas é verdade os jumentos mais famosos são os que Cristo usou para entrar em Jerusalém e a que foi utilizada para falar com Balaão.

A figura do jumento está diretamente ligada ao campo e ao trabalho que era desenvolvido nos tempos bíblicos, ele era um sinal de riqueza (Gn 12:16; 24:35; 30:43; 32:5; Ex 20:17; 22:4; 22:9; Jó 1:3) , assim como todos os bens que um homem possuía, seu papel está diretamente ligado ao trabalho, aquela figura de servo, daquele que se submete ao seu senhor.
Mas, porque estudarmos sobre os jumentos na Bíblia? Com que intuito? Queridos, não gostaria de fechar nenhuma questão sobre este animal, é mais um dos que foram criados por Deus, e por favor não viva achando que eles são “sagrados”, são tão importantes e tão animais como um cachorro ou um gato, o que desejo destacar é o que o Senhor quer nos ensinar através destas passagens.

Foi com uma queixada de jumento que Sansão venceu os filisteus (Jz 15), foi em um jumento que Abraão levou Isaque para o sacrifício no Moriá (Gn 22:3).

Quatro jumentos em especial chamam a atenção na Biblia:

1) Ex 13:13

“Porém, tudo o que abrir a madre da jumenta, resgatarás com um cordeiro; e, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça: mas todo o primogénito do homem entre os teus filhos resgatarás.”

O primogênito da jumenta era resgatado por um cordeiro, Cristo nos resgatou, nós éramos impuros e afastados de Deus, mas um cordeiro morreu por nós! (Jo 1:29; Rm 5:8; Ap 5:6; Hb 9:11-28)

Todo o gênero humano nasce inclinado ao pecado, é pecador, é imundo, e a condenação por causa da imundície do pecado é a morte. Contudo houve um CORDEIRO que se ofereceu a Si mesmo para morrer pelos pecadores, JESUS O justo pelos os injustos!

“Jesus veio dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45), e o apóstolo Pedro declarou: “vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro,...mas pelo precioso sangue de Jesus, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (1Pe 1.18), (3.18) “Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus”.

Se o jumentinho falasse ele poderia dizer assim: "Estou vivo porque um cordeiro morreu em meu lugar".

Foi isso, com toda a certeza, que Isaque sentiu ao descer do monte Moriá. Você sabe a história: Abraão construiu um altar, conforme Deus pediu, e sobre o altar colocou a lenha, amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha... e quando levantou a faca para sacrificar o filho, um Anjo do Senhor falou: “Abraão! Abraão! Não toque no rapaz, não! Agora você mostrou que teme a Deus, porque não negou a Ele o seu filho, o seu único filho.” E apareceu lá, preso pelos chifres no meio do mato, um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gn 22.9-13).

Se não fosse Jesus, o Cordeiro de Deus morto em seu lugar na cruz, quem estaria morto, sacrificado, era você. Então, seja sempre grato ao Cordeiro de Deus!

2) Jumenta de Balaão

“E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão.
Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Porque zombaste de mim: oxalá tivera eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo que eu fui tua até hoje? Costumei eu alguma vez fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. "

Nm 22:27-31

É lamentável como algumas vezes o caráter tem sido deixado de lado e a vida desregrada tem sido comum para alguns “homens e mulheres de Deus”, quando percebemos mais profundamente notamos que muitos dos tais tem sido reais instrumentos nas mãos de Deus, mas como isto pode acontecer? Como tal irmão vivendo desta forma é usado por Deus? Não podemos confundir queda, com vida, e não podemos confundir vida com soberania de Deus. O Senhor pode usar alguém em sua soberania que na lógica natural das coisas não poderia ter nenhum momento de instrumentalidade do Senhor. (I Co 10:21; 11:31; Js 24:15; I Rs 18:21).
Mas e a jumenta de Balaão, instrumento de Deus para repreender o profeta, deixou de ser jumenta, ficou cheia do Espirito Santo que passou a viver de uma forma destacável entre os outros animais? Certamente não, talvez o tratamento que Balaão passou a dar a ela passou a ser diferente, mas isso não a tirou de sua condição natural, durante a repreensão ela falou, mas após isso, nunca mais sua língua foi “desprendida” para pronunciar uma palavra sequer!

“Não podemos ser jumentos”, viver uma vida desregrada, onde certamente desagradamos a Deus, não sentimos nenhum arrependimento por isso e achamos que por em nossa vida ministerial sermos altamente usados por Deus, Ele está aprovando a nossa obra.

“Ser usado por Deus é misericórdia, aprovação de Deus é dado ao passo que você se doa a Ele, onde o Pai olha e já não te aprova, mas aprova o Filho dele em ti”.

Jumento por jumento, tem muitos!

“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi, abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

Mt 7:20-23

Este nunca vos conheci, na tradução mais próxima do original é não vos aprovo! Profetizar, efetuar milagres e maravilhas, isto não é aprovação de conduta!

3) Queixada do jumento

“E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.” Jz 15:15

Que arminha em Sansão? Você vai lutar contra mil homens com a queixada de um jumento? Parece com a história de Davi, enfrentando todo poder bélico dos filisteus com uma pedra?

Ás vezes nossas armas parecem pequenas e desprezíveis, talvez as pessoas olhem para você zombem ou até desprezem, ou por você ser crente isto passa por desprezível e louco ao mundo, mas Deus ele pega as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. (I Co 1: 18- 29)
Com uma simples queixada Sansão teve a vitória, o que importa não é o tamanho da arma aos teus olhos mas aquele que garantiu que com esta arma você irá vencer.

4) Jumento que levou Cristo

“Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho, em que nenhum homem ainda se assentou; soltai-o e trazei-o; E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? assim lhe direis: Porque o Senhor precisa dele. E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera.
E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?
E eles responderam: O Senhor precisa dele.
E trouxeram-no a Jesus: e, lançando sobre o jumentinho os seus vestidos, puseram Jesus em cima.”

Lc 19:30-35

E chegamos no mais famoso dos jumentos!

Assim como a jumenta de Balaão, este daqui não deixou de ser jumento mas carregou o mestre, podemos até dizer que estes animais foram agraciados por Deus, um podendo falar e outro carregar o Senhor!

1 - Este jumentinho nunca havia sido montado, Cristo quer total exclusividade nossa, não podemos servir a dois senhores, é impossível, ou pertencemos a Ele, ou andamos desgarrados procurando pastos onde não há!

2- Reis entravam em jumentos em Jerusalém, assim foi com Davi e com Salomão (I Rs 1:32-40)

3- Cumpriu-se a profecia que dizia que o Rei humilde entraria montado em um jumento, que privilégio deste jumento anos antes até do seu nascimento, o Senhor prometera sua entrada em Jerusalém montado nele.(Zc 9:9)

4- Ninguém via o jumentinho mas a Cristo, assim deve ser em nossa vida, não podemos ser notados, Cristo sim! O animal foi coberto com pano e o Senhor montou sobre ele, certamente ao entrar em Jerusalém ele (jumento) via toda aquela festa, mas tudo aquilo era por causa de Jesus, glória a Deus! Porque esta é uma lição, quando “entrarmos” em algum lugar ou o Senhor nos usar para realizar algo, onde todos transbordem de alegria e de louvor, devemos compreender que não é por causa de nós, não fizemos nada estamos só carregando o Senhor! É por causa dele a festa, se Jesus descesse do jumento e fosse andando, o jumento voltaria a ser um simples jumentinho, percebeu sem Cristo nada (Jo 15:5), com Cristo o jumento era feliz, e percebia que todos aqueles louvores era por causa daquele que ele carregava, se levarmos Cristo para algum lugar, e o efeito da sua chegada for esplendoroso e será, temos que baixar os ânimos do nosso eu, e notarmos, Aleluia é por causa dele! (Sl 115:1; Rm 11:36; Mt 5:16).

Um casal de missionários foi para uma tribo, lá iniciaram seu trabalho missionário, ensinando sobre Jesus, do Seu amor, da Sua grande compaixão pelos pecadores. Os que ouviam, muito atentos, em dado momento falaram para o missionário: "Esse aí de quem você está falando, já esteve nesta ilha, já passou por aqui!". E prosseguindo a conversa, o missionário descobriu que estavam se referindo ao outro missionário que tinha estado por ali antes dele.

É assim que deve ser: que passemos desapercebidos, encobertos... e que Cristo seja sempre honrado!

É certo que muito ainda temos que aprender do Senhor, e nada do que foi escrito nas Escrituras foi em vão (Rm 15:4), nem a vida de um jumento, temos muito o que colher destas passagens espero que o que aqui foi visto possa ter lhe edificado, busque mais leia os relatos citados e o Senhor vai continuar falando contigo!
Não seja como um intrumento temporário, seja a pessoa que DEUS PODE CONTAR!

2 comentários:

Sempre é uma honra ter a sua ideia.

outras postagens